Skip navigation

  1. O desenvolvimento da mediunidade é

proporcional ao desenvolvimento moral do médium?

 

“Não; a faculdade propriamente dita relaciona-se ao organismo;

é independente da moral; não acontece o mesmo com seu uso,

que pode ser bom ou mal, conforme a qualidade do médium.”

 

Livro dos Médiuns  –  Capítulo XX  –  Questões Diversas

A mediunidade há tempos vem sendo foco não só do espiritismo, como também do segmento da saúde mental, especificamente em núcleos acadêmicos de pesquisa. Em Saúde mental e Ciência Espírita (EGP, 2000) relacionei a característica mediúnica com as demais ligadas às funções mentais. O funcionamento mental é definido como o conjunto de processos, específicos, que ditam a dinâmica de ação do Sistema Nervoso Central (SNC). Isso é verificado quando os espíritos elucidam, no Livro dos Médiuns, capítulo XX, que sua manifestação independe do valor moral de quem a aplica, pois se liga à vitalidade do organismo, ou seja, é parte constituinte da mente e de seu desempenho e pertencente a todo e qualquer ser encarnado.

Para a ação mediúnica, enquanto obreiros da seara do cristo, faz-se imprescindível, o desenvolvimento do ser que se coloca à disposição da tarefa. A boa intenção é justa e maravilhosa, um grande passo ao aprimoramento, contudo, não o é suficiente para a conquista do merecimento daqueles que sofrem e buscam as casas para amenizarem suas mazelas. Os espíritos reiteram que, quanto ao uso, a moral influencia sim as conexões e o repasse das informações durante as atividades. Como seres imperfeitos que somos, urge o aprimoramento diário de nossos atributos pessoais, não só à mediunidade, como também à vida num todo. O pré-requisito indispensável para ser bem vindo ao trabalho.

O desenvolvimento do caráter, que forma esse atributo pessoal, passa pela égide da reforma pessoal. A essa mudança, aproximam-se os ensinamentos do evangelho de Jesus. A teorização, também descrita pelos espíritos e complementada pelos livros dos apóstolos. Contudo, nada se transforma sobre os alicerces da teorização. O comportamento, ligado à realidade interna de cada indivíduo, movimenta-se e evolui através da modificação das crenças e da posterior adoção de diferentes atitudes. É o que chamamos de coerência entre o que se pensa e intenciona com as ações escolhidas, propriamente ditas. A partir dai há a valorização e a lapidação da moral.

Somente assim, o candidato a obreiro habilita-se a compreender a filosofia cristã e, posteriormente, os elementos doutrinários que pressupõem as orientações repassadas pelos espíritos. É indispensável à aproximação com as concepções elencadas por Jesus e sua estruturação sobre a questão do amor e sua aplicação junto à vida diária das pessoas. O médium deve ser caridoso e seu trilhar se desenha pela estrada da benevolência: a prática mais pura desse nobre sentimento.

A emanação da vibração ou energia de amor nas atividades mediúnicas, dá-se através de veículos, instrumentos, orientados e ensinados pelos espíritos. Pode-se, assim, falar em habilitar-se para o uso de técnicas que nos aproximam e facilitam a relação com encarnados e desencarnados, alcançando o repasse de informações e a colocação em comum daquilo que deve ser compartilhada. Além disso existe todo um processo de doutrinação ou educação das almas que se comunicam com a finalidade de obterem auxílio para o reequilíbrio de seus estados e da saúde da alma em geral. Esse aprendizado se dá pela formação, o estudo e o exercício daquilo que se recebe.

Sendo assim, a moral ilibada associada à formação técnica adequada, abre as portas para começo do trabalho de benfeitoria mediúnica ao próximo. Lembrando que a educação é continuada, nunca se está, ou, estará pronto. Vamos, permanentemente, crescer em direção à luz.

 

 Mediúnico I

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: